Remoção de Pintas

Nevos melanocíticos são pequenas manchas marrons regulares na pele, salientes ou não. São popularmente conhecidos por pintas e sinais. A maioria das pintas surge em decorrência da genética e da exposição solar e possui um formato regular. A maioria dos nevos melanocíticos não necessita tratamento. Quando existe dúvida se a pinta é um nevo atípico ou um melanoma inicial, deve ser realizada a remoção da mesma para biópsia e confirmação diagnóstica.

Gleice Legati - Remoção de Pintas

Cistos

Trata-se de um nódulo benigno que pode surgir em qualquer área do corpo, porém é mais comum na face, pescoço e tronco, que são regiões com maior acúmulo de glândulas sebáceas. Existem diferentes tipos de cistos, o mais frequente é o epidérmico. Para resolver a situação e eliminar o cisto, o procedimento deverá ser cirúrgico.

Gleice Legati - Cistos

Tumores de Pele

Tumores benignos da pele são aqueles que não causam nenhum prejuízo à nossa saúde. Por isso, são tratados somente quando causam algum desconforto ao paciente (estético ou doloroso). Geralmente os tumores benignos possuem uma conduta mais organizada, não sendo capazes de invadir tecidos ou originar metástases (células de câncer que saem do seu local de origem e vão para outras partes do corpo). O tipo de cirurgia dependerá da localização e do tamanho do tumor. Já os tumores malignos, como melanomas e carcinomas, sempre exigem cirurgia para remoção e muitas vezes outros tratamentos complementares.

Gleice Legati - Tumores de Pele

Unha Encravada

A unha encravada, ou onicocriptose, é uma inflamação causada pelo crescimento de parte da unha em direção à pele, provocando lesão da mesma. Costuma surgir no primeiro dedo, o conhecido dedão do pé. Pode ocorrer em qualquer faixa etária e em ambos os sexos, mas é muito mais frequente dos 10 aos 30 anos, e em homens. Isso porque eles são mais propensos a praticar esportes, como corrida e futebol, atividades que causam trauma nas unhas dos pés e podem contribuir para o surgimento do problema. A forma correta de cortar as unhas é o corte reto, sem arredondar os cantos, mas muitas pessoas fazem justamente o contrário. Além disso, outros fatores, como anormalidades na forma da unha podem favorecer o encravamento. O excesso de suor nos pés deixa o ambiente ainda mais úmido e pode machucar a pele ao redor das unhas, contribuindo para o surgimento do problema. Sapatos apertados e meias sintéticas também ajudam no aparecimento do quadro. O tratamento da unha encravada pode ser feito sem cirurgia, caso o quadro seja muito inicial.

Gleice Legati - Unha Encravada